A Primeira Igreja Presbiteriana de Itabuna foi organizada em 06 de maio de 1923.
A nossa Igreja é uma comunidade de famílias cristãs; que possui visão reformada (séc. XVI), Calvinista e é comprometida com a proclamação da Palavra de Deus, com a educação das gerações e com a transformação do ser humano e da sociedade como um todo. A Igreja Presbiteriana do Brasil busca continuamente ser uma igreja missionária, fiel ao Senhor Deus e à Bíblia, relevante em seu contexto e comprometida com a evangelização de toda e qualquer pessoa.
Breve Histórico
A Igreja Presbiteriana de Itabuna foi a segunda Igreja organizada no Sul da Bahia. O início oficial da Igreja foi na Fazenda Cachoeira ou Fazenda Perseverança de propriedade da Família Rocha, fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana de Canavieiras. Conforme registros de atos pastorais nas primeiras atas e nos primeiros livros de Rol de Membros da Igreja Presbiteriana de Canavieiras, os primeiros batismos e profissões de fé foram realizados a partir do ano de 1905, alguns em Canavieiras e transferidos para própria Fazenda Cachoeira: Felismina M. Larchert - Batismo em 30/07/1905 em Canavieiras pelo Rev. Henry John Mc-Call; Felipe Boaventura Caetano – Batismo em 08/04/1906 em Canavieiras pelo Rev. Henry John Mc Call e posteriormente transferido para a Cacheira especialmente na Fazenda Perseverança.
Constatou-se que Otaviano Ferreira Veloso foi batizado em 28/08/1910 em Canavieiras pelo Rev. Salomão Barbosa Ferraz e posteriormente transferido para a Fazenda Cachoeira, e Laura Veloso foi batizada em 19/11/1914 pelo Rev. Estevam Araújo, na Fazenda Cachoeira. Quando os crentes da Fazenda Cachoeira visitaram os irmãos em Itabuna, informaram de um crente que viera da Cidade de Cachoeira chamado João Crisóstomo e a esposa chamava-se Clotildes. Através do casal conseguiram encontrar as duas jovens que vieram de Cachoeira. Em seguida chegaram mais dois crentes da Igreja da Mangueira em Salvador, os dois eram alfaiates, pessoas simples, mas dispostos a ajudar nos trabalhos e assim o grupo resolveu fundar uma pequena Congregação, conseguiram uma casinha humilde e iniciaram os cultos. Pouco tempo depois veio de Canavieiras o Sr. Felipe Caetano e família (Os pais da saudosa profª Juliana). “Era uma família muito dedicada na obra do Senhor”. Com o desenvolvimento do trabalho, conseguiram um local mais adequado e fundaram uma pequena Escola Dominical com duas classes: uma de crianças e outra de adultos. Posteriormente chegaram outras famílias evangélicas e se juntaram ao grupo, inclusive foi descoberto um ex-colportor chamado José Elias Paim que residia em Itabuna há algum tempo e que se encontrava afastado da Igreja, ele tinha uma filha chamada Alzira Paim que era professora e ensinava há algum tempo, a família também se uniu ao grupo. Chegaram da Cidade de Cachoeira outros crentes: o Sr. Ceslau Cofran dos Passos que era oficial de Justiça e exerceu o ofício em Itabuna por longos anos. Ele e família foram grandes colaboradores no trabalho, exerceu o presbiterato ao lado de vários outros presbíteros por muitos anos. Uma das moças que viera de Cachoeira, chamada Olívia casou-se com o Sr. Calistinho, o mesmo já era idoso e bem abastado e doara uma casa em uma das melhores ruas da cidade onde foi transformada na Congregação. Até então a sede da Igreja era na Fazenda Cachoeira cujo templo havia sido Construído na Fazenda Perseverança de propriedade do Major Hermínio Rocha no ano de 1913. O Presbitério então mudou a sede para Itabuna e enviou o Rev. Estevam Araújo. Ele entendia de construção e juntamente com os membros da Igreja, transformaram a casa em uma Congregação.
No decorrer dos anos a igreja foi se fortalecendo cada vez mais. Os jovens eram muito ativos. Participavam com grande representação dos Encontros e Congressos da Federação que duravam quatro dias, e ninguém queria ir embora. Quando o evento terminava, ainda se podia ouvi-los cantar: “Canta meu povo, alegra meu povo, que a festa não vai acabar; quando findar na terra, no céu vai continuar. ”
Destaca-se a figura do Rev. Abimael Monteiro de Lima no pastorado da Primeira Igreja Presbiteriana de Itabuna tendo o ministério duradouro, abençoado e frutífero. O Rev. Abimael nasceu no dia 1 de setembro de 1916, em Senhor do Bonfim/BA, filho de Arelino de Lima e Altiva Rosa de Lima, sendo consagrado pelo batismo infantil através do missionário Rev. John Henry Mc-Call. Após fazer o curso pré-teológico no Instituto José Manoel da Conceição, em São Paulo, cursou Teologia no Seminário Presbiteriano do Sul – SPS, em Campinas/SP, no período de 1942 a 1946. Em 1 de março de 1947, em Campinas/SP, uniu-se em matrimônio com Rosalina Molfi de Lima. Trabalhou no Paraná nas cidades de Cambé e Rolândia e em 1949 foi pastorear a igreja de Itabuna, onde permaneceu por 19 anos consecutivos, de onde saiu para implantar igrejas presbiterianas de Jequié a Teixeira de Freitas.
Ao chegar em Itabuna, havia três igrejas organizadas no sul da Bahia: Canavieira, Itabuna e Itamaraju, as quais, junto com outras igrejas da Bahia, pertenciam ao Presbitério Bahia-Sergipe. Então, junto com o Rev. Emiliano Gonçalves Guimarães e outros ministros, organizou o Presbitério de Itabuna, em 1950, o que favoreceu grandemente a expansão do evangelho em todo o sul da Bahia.
Missão
- Anunciar o evangelho
- Educar para a vivência cristã e a ela toda, e
- Assistir ao ser humano em suas necessidades.
Em poucas palavras: buscar a glória de Deus por meio da adoração racional; evangelizar todas as pessoas; produzir comunhão; agir socialmente e exercitar o crescimento espiritual dos seus membros.
Visão
A Primeira IPB de Itabuna é uma comunidade de famílias cristãs; que possui visão reformada (séc. XVI) e é comprometida com a proclamação da Palavra de Deus, com a educação das gerações e com a transformação do ser humano e da sociedade como um todo. A Igreja Presbiteriana do Brasil busca continuamente ser uma igreja missionária, fiel ao Senhor Deus e à Bíblia, relevante em seu contexto (seja ele urbano ou não) e comprometida com a evangelização de toda e qualquer pessoa.
Valores
Cremos:
Na Soberania de Deus
único Deus Criador e Sustentador de todas as coisas; Gn. 1.2; 1Cr. 29.11
Na Trindade
Deus que subsiste em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo; Ef. 1.3-14
Na depravação da natureza humana
o ser humano é impossibilitado de realizar sua própria salvação; Sl. 51.5; 14.2-3
Somente Cristo
Jesus Cristo é o único meio de salvação; 1Tm. 2.1-7; At. 4.12;
Somente nas Escrituras
única regra infalível de fé e prática para a vida; Sl. 19.7-11
Somente a Graça
a salvação é pela graça, é favor imerecido; Ef. 2.1-10;
Somente a Fé
a justificação é mediante a fé em Cristo; Rm. 1.16-17; Rm. 5.1-2
Somente a Deus toda Glória
o fim principal da criação é a glória de Deus; Sl. 24.7-10; Rm. 11.33-36
Na volta do Cristo
para julgar vivos e mortos; Hb. 9.27-28; 1Ts 4.16-17;
Na Vida Eterna
habitaremos eternamente com Deus, em Novos Céus e Terra; Jo. 3.16; Ap. 2
Adotamos:
A Confissão de Fé, Catecismos Maior e Menor de Westminster como exposição fiel das Sagradas Escrituras;
Manual Presbiteriano: Forma de Governo na Constituição da Igreja; Disciplina amorosa no Código de Disciplina; Princípios de Liturgia e Manual de Culto Presbiteriano.
Sobre a nossa igreja
Conheça mais ou se comunique com a nossa igreja acessando os links abaixo:
Conheça nosso Pastor Envie-nos uma mensagem